OS MUNDOS ESPERAM ... O TEMPO FLUI... OS DEUSES VIGIAM...

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AROMATERAPIA




Aromaterapia é o tratamento das doenças do corpo e da mente com o uso dos óleos essenciais, que atuam através do nosso sistema olfativo, pela entrada em nossos pulmões ou mesmo através da pele, fazendo com que os aromas entrem em nossa corrente sanguínea e levem as substâncias para todo o nosso corpo.
Os óleos essenciais são substâncias orgânicas muito voláteis, extraídas do reino vegetal. São produzidos a partir de diferentes partes das plantas: flores, folhas, frutos, raízes, cascas e resinas.

Como usar os óleos essenciais

Os óleos essenciais são destinados para uso externo e devem ser sempre diluídos, em proporção adequada, quando aplicados sobre a pele.
Podem ser utilizados em: sprays, vaporizadores, réchauds, inalação, massagem corporal, banho de banheira, banho de chuveiro, máscaras faciais, xampus e condicionadores, compressas quentes ou frias.

Conheça os principais óleos essenciais e suas propriedades



ÓLEO ESSENCIAL

INDICAÇÕES / PROPRIEDADES

USO

Enxaqueca, fraqueza, dores musculares, artrite, cansaço mental, pele envelhecida, rugas, acne, celulite, caspa, queda de cabelo, cabelos oleosos.

BERGAMOTA
Citrus bergamia

Banhos
Compressas
Massagem
Perfumes
Vaporizador

Dor de cabeça, enxaqueca, menopausa, cistite, abscesso, acne, reumatismo (reconfortante), estresse, ansiedade, depressão, insônia.

CANELA
Cinnamomum zeylanicum

Massagem
Perfumes
Vaporizador

Dores musculares e reumáticas, astenia física e mental, impotência, mau hálito, dor de dente, nevralgias, micose de unha, estafa mental, memória fraca.

EUCALIPTO
Eucalyptus globulus

Banhos
Massagem
Vaporizador

Cólica, flatulência, prisão de ventre, problemas digestivos, excessos de alimentos e bebidas. Ajuda a criar força e coragem.

LARANJA
Citrus auranthium var. dulcis

Banhos
Compressas
Massagem
Perfumes
Vaporizador

TPM, dores musculares, reumatismo, ferimentos, queimaduras, pressão alta, dor de cabeça/enxaqueca, acne, eczemas, piolhos, picada de insetos, psoríase, estresse, ansiedade, depressão, insônia.

CAPIM- LIMÃO ou LEMONGRASS
Cymbopogan citratus

Banhos
Massagem
Perfumes
Vaporizador

Gripes, resfriados, reumatismo, acne, peles oleosas, inflamadas, rachadas, seborréia, celulite, edemas, ansiedade, falta de concentração.
Traz otimismo

PATCHOULI
Pogostemon patchouli

Banhos
Compressas
Massagem
Perfumes
Vaporizador

Antidepressivo, antiinflamatório, afrodisíaco,
antiespasmódico, bactericida, depurativo, diurético, estimulante do fígado, laxativo, sedativo, estimulante do estômago e tônico.

SÂNDALO
Santalum album

Banhos
Massagem
Perfumes
Vaporizador

Problemas respiratórios, infecções, abscessos, acne, caspa, micoses de unha, seborréia, odor nos pés.

YLANG YLANG
Cananga odorata

Banhos
Compressas
Massagem
Perfumes
Vaporizador




ATENÇÃO: O uso da maioria dos óleos essenciais é contraindicado, sem acompanhamento médico, por gestantes, crianças, idosos, pessoas com epilepsia, hipertensos, pessoas com pressão baixa.



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Preservação Ambiental - O seu papel


Eis algumas coisas que você pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente:

*Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto

*Não fique tentado a trocar você mesmo o óleo do motor de seu carro e jogar o óleo velho no ralo.

Este óleo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instância, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plânctons, mariscos, mamíferos e aves marinhas.

Os postos de gasolina encaminham periodicamente os resíduos provenientes das trocas de óleo de volta às refinarias, onde são processados em outros produtos (graxa, por exemplo). Se você trocar seu óleo em casa, guarde o óleo velho e o entregue num posto de gasolina.

Estima-se que 90% do óleo que polui os mares tem origem no continente (restos industriais e municipais), contribuindo os navios para os outros 10%, sendo que destes a maior parte vem da lavagem dos tanques e liberação de lastros de óleo e não de acidentes com vazamentos, como se poderia supor. Na realidade os grandes vazamentos de óleo, embora catastróficos, no total respondem por uma quantidade muito pequena da poluição marítima por óleo.

*Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.

Certifique-se de que o lixo que você está depositando será devidamente encaminhado. Se não houver um programa de coleta no local onde você estiver (um camping numa região afastada, por exemplo), provavelmente o lixo será enterrado ou incinerado em condições desfavoráveis. Nesse caso, o melhor a ser feito é guardar todo o lixo não biodegradável (plásticos, vidros) e no caminho de volta deixá-lo em uma cidade.

O plástico tem uma alta durabilidade e embora não ofereça perigo químico por produtos de sua degradação, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequência mamíferos e aves marinhos, além de tartarugas, alimentam-se com pedaços de material plástico (sacolas) e não raro morrem em decorrência disso.
Outro problema envolvendo material plástico é o causado por redes de pesca velhas que são descartadas no mar, que oferecem perigo para mamíferos marinhos que ficam presos nessas redes até a morte.

Uma curiosa exceção: na cidade de Mongaguá (SP) há uns 12 anos mais ou menos, foi realizado um projeto para favorecer a procriação de peixes na região próxima ao píer, frequentado por pescadores. Tal projeto envolvia nada menos do que o lançamento dentro da água de vários fardos de pneus velhos amarrados uns aos outros, formando ninhos para os peixes.

Outros produtos nocivos à vida marinha:
Detergentes com fosfatos
Fertilizantes
Cloro

*Evite comprar produtos cuja produção esteja ligada à extração não renovada

Evite comprar móveis feitos com madeiras de lei (mogno, por exemplo), a não ser que se tenha certeza que a matéria-prima foi proveniente de áreas de extração controlada e renovada.
Não compre em hipótese alguma espécimes silvestres, vegetais ou animais, pois não há nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extração. Vale lembrar que a posse de espécimes silvestres atualmente é considerada crime inafiançável.

*Não contribua diretamente para o desmatamento

Se possuir uma propriedade com mata original, preserve-a ao máximo, especialmente em se tratando de matas ciliares (nas margens de cursos e reservatórios de água).
Queimadas, evidentemente, são intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matéria orgânica para o solo. Assim sendo, o que estraga o solo não é a ação direta do calor, e sim a eliminação da fonte de matéria orgânica.

Há diversos motivos para não se acender uma fogueira, mas é bom saber que elas não "matam" o solo, uma espécie de crendice entre algumas pessoas. Na realidade em locais onde foram acesas fogueiras anteriormente o que se vê é um solo totalmete recuperado, indistinguível do restante da área. Caso a fogueira seja imprescindível deve-se tomar cuidado para que o fogo não se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimensões, facilmente controlável. Lembrar-se também de sempre apagar a fogueira completamente após seu uso.

*Economia dos recursos naturais

Um dos grandes problemas atuais é a administração das fontes de água e energia (eletricidade, combustíveis), e tudo o que se fizer no sentido de economizá-las é efetivamente uma ação de preservação.

Fonte: http://www.acampar.net/papel.html

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Instrumentos de Magia


Na Wicca são chamados Instrumentos Mágicos os instrumentos que são usados na prática religiosa para focalizar a intenção e a atenção do praticante em uma determinada ação. Cada instrumento tem relação com algum dos cinco elementos da natureza: Terra, Ar, Fogo, Água e Akasha.

Os Principais Instrumentos de Magia e Bruxaria são:

Pentagrama (ou Pentáculo)
É uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo. Pode ser feito de madeira, metal, argila, ou outro material. Em alguns rituais o pentagrama pode ser contornado com pedras

Athame ou Espada Ritual
É um punhal de lâmina dupla e cabo tradicionalmente preto. Também pode ser substituído por uma espada com fins estritamente rituais. É usado para direcionar energias e também para traçar o Círculo Mágico, representa a energia masculina, sendo um símbolo fálico. Representa o elemento fogo (ou ar em algumas tradições). O Athame nunca é usado para derramar sangue, nem deve ser usado para cortar algo físico.

Varinha ou Bastão
Tem simbolismo semelhante ao Athame, usado para direcionar energia e para invocações, também é usado para traçar o Círculo Mágico. Representa o elemento ar (fogo em algumas tradições). Tradicionalmente é feito de madeira de uma arvore sagrada como Aveleira, Carvalho, Macireira, Freixo, Espinheiro, Sabugueiro, Acácia, Loureiro, entre outros, mas qualquer arvore serve, normalmente se toma galhos já caídos, e no caso de cortar sempre se pede permissão à árvore e deixa-se alguma oferenda.

Cálice
Representa o elemento água, é usado para se beber o vinho outra bebida ritual, simboliza o principio feminino relacionando-se, assim como o Caldeirão, ao ventre da Deusa. Pode ser feito de metal, cristal, madeira, pedra, concha do mar, chifre, entre outros.

Caldeirão
O caldeirão simboliza o princípio feminino, representa o útero de Deusa-Mãe, de onde todas as coisas vêem. É usado pelos wiccanos para queimar papéis com pedidos, agradecimentos e orações ou para fazer fogueiras. Tradicionalmente possui três “pés” que representam as três faces da Deusa: Donzela, Mãe e Anciã. O caldeirão está ligado ao elemento Água que denota uma influência psíquica e do inconsciente.

Vassoura
Na bruxaria em geral, e especificamente na Wicca, a vassoura é um instrumento usado para limpar o espaço mágico antes ou depois de fazer algum feitiço ou ritual. A vassoura representa o masculino (através do cabo) e o feminino (através da piaçava). Era comum as bruxas utilzarem vassouras em seus ritos de celebração da natureza, pulando sobre as vassouras em meio a colheita, o que levou à crença moderna de que bruxas voam em vassouras. Nos rituais matrimoniais da Wicca existe uma tradição onde os recém-casados saltam (com as mãos dadas) uma vassoura deitada no chão, para marcar o início da vida espiritual em perfeita união.

Livro das Sombras
O Livro das Sombras, muito conhecido como BOS (do inglês Book Of Shadows), é um diário usado por praticantes de magia para registrar rituais, feitiços e seus resultados, bem como outras informações mágicas. Tanto praticantes individuais quanto covens mantêm esse tipo de Livro. Nele são inscritos invocações, receitas de poções, métodos de realização de rituais, contos sobre a mitologia, enfim, tudo relacionado à tradição seguida. Tradicionalmente, muitos preferem que seja preto com um pentagrama cravado na capa, mas isso não é regra. Por ser um Livro pessoal, pode ser de qualquer cor e qualquer material que o praticante desejar, normalmente os praticantes preferem ornamentar com folhas, canela, e também com papel reciclado, mas isso é escolha de cada um.

Bolline
Faca de cabo tradicionalmente branco, geralmente usada para colher ervas e gravar inscrições. É, simplesmente, uma faca prática de trabalho dos wiccanos, ao contrário da puramente ritualística athame. Em algumas tradições é substituída por uma foice.

Sino
O sino é usado na religião Wicca para marcar o início e/ou o fechamento de um ritual, para invocar seres específicos em um ritual e também para despertar da meditação os membros do coven. Também é tocado quando se deseja afastar coisas malignas, para interromper tempestades ou para invocar e circular energias positivas. Nos rituais funerários da Wicca os sinos também são tocados, em honra àquele que partiu.


Instrumentos da Wicca


Os instrumentos usados nos rituais da Wicca têm a sua origem perdida no tempo.
Direcionam os poderes, mas exatamente, focam os desejos dos bruxos e assim ajudam na concentração, acelerando o processo do resultado graças a comunhão das energias envolvidas na magia.

Eles são importantes focos de concentração e ferramentas para provocar alterações de consciência, mas é preciso que se saiba exatamente o seu significado para que sejam usados corretamente.
Embora eles possam dar um toque de beleza e alegria aos rituais, uma verdadeira Bruxa jamais deve ficar dependente deles, porque a verdadeira Bruxa ou Bruxo se faz com a mente e com o coração!

Veja alguns exemplos, e procure maiores informações sobre cada um nos posts anteriores;

A Vassoura; limpeza astral.
A Varinha; direcionamento de energia.
O Incensário; direciona o olfato.
O Caldeirão; conduz à transformação.
O Athame; direciona magias.
O Cálice ou Taça; representa a deusa e o deus.
Cristais; modificam energias locais.
A Túnica; representa as cores.
O Pentagrama; proteção.
A espada cerimonial; corte todo mal.
O Livro das Sombras; guarda informações.
O Altar; concentra todos anteriores e mais.